Mente Confiante

Notícias

Inúmeras pessoas prestaram a prova para o ENEM no último mês de outubro e, em nossa cidade, ocorrerão as provas do PISM/UFJF.

Nessa reta final, é muito comum que os candidatos sintam-se tensos, ansiosos, com medo das provas e questionem-se o quão estão preparados.

Queremos ressaltar, em especial, que os jovens portadores do Transtorno de Déficit da Atenção/Hiperatividade podem apresentar seus sintomas exacerbados nesse período.

Desde 2012, o Governo Federal com fundamento na Constituição Federal, no Decretos nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, e nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004, possibilita aos portadores de TDAH atendimento diferenciado durante os exames. Sendo necessário apenas a declaração, no ato da inscrição, de ser pessoa com condição especial.

Mas falando em TDAH, você sabe do que se trata?

O TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, com forte influência do meio, sendo classificado em três principais subtipos: Desatento, Hiperativo ou Misto. Os principais sintomas são: agitação, impulsividade e desatenção!

O TDAH atinge 5% da população infanto-juvenil, no Brasil e no Mundo.

O maior desafio para os profissionais da Saúde e Educação é reconhecer o TDAH subtipo desatento. São esses que mais possuem mais problemas acadêmicos e podem passar a vida inteira sem o diagnóstico correto e tratamento. São pessoas que são chamadas de preguiçosas, “avoadas” e que vivem no “mundo da Lua”. Erram por descuidos e distraem-se facilmente. Estão propensas a apresentar autoestima baixa, insegurança para a tomada de decisões, ansiedade e, em consequência, sofrem muito mais nesses momentos de avaliação, como no ENEM e PISM.

As principais orientações para o jovem portador do TDAH são: o sono noturno por 8 horas – não adianta querer “virar” a noite estudando! Isso apenas acarretará o desequilíbrio em seu ciclo biológico e piorando os seus sintomas de desatenção! A alimentação deve ser balanceada, com frutas, legumes, peixes e carnes. Os alimentos ricos em ômega 3 e 6 auxiliam o funcionamento do cérebro! Praticar exercícios respiratórios e físicos, os quais auxiliam a redução do estresse e o funcionamento cardiovascular e assim fazer as provas com confiança!

por Valéria Modesto – CRMMG 26.423 e Mônica Micaela de Paula, OAB 121149

Drª Valéria Modesto

CRM: MG-26.423

Endereço

Av. Rio Branco, 2872, sala 506
Centro - Juiz de Fora - MG

Telefones

  • (32) 3218-7274
  • (32) 3232-1357
  • (32) 8839-5005
  • (32) 8839-5824

E-mail

valeriamodesto@menteconfiante.com