Mente Confiante

A minha história com Neurofeedback e Biofeedback

Em 2010, participei de um Congresso sobre TDAH, em Amsterdã, Holanda. Em uma das aulas, foi exposto sobre Neurofeedback e Biofeedback. Para aqueles que me conhecem, saberiam que ali estaria iniciando um novo caminho para a minha carreíra médica.

Durante a minha Residência Médica em Neurologia Infantil, em Belo Horizonte, o estudo da Eletroencefalografia (EEG) foi uma das prioridades estabelecidas por mim.

Em Juiz de Fora tive Clínica com EEG por 10 anos consecutivos. Porém passou a ficar muito rotineiro tais laudos, sem muitos desafios, pois em sua maioria eram realizados para a Medicina do Trabalho. Mas foram 10 anos em estudo de EEG voltado para a busca de elementos que pudessem estar em um contexto de epilepsia ou mudança de ritmos de base, sem uma interpretação que se associasse às queixas em saúde mental.

Eu só consegui entender os princípios básicos do Biofeedback quando em um Curso de Introdução ao Neurofeedback, com a Psicóloga Dra. Luciana Campaner realizado em Ribeirão Preto/SP, eu passei a raciocinar com os princípios de fisioterapia, a qual vai condicionando a recuperação de algum membro afetado ou em estimulação precoce, com melhoria de funções, sem que um déficit já tenha sido instalado.

Recentemente, observando os resultados de uma técnica em Fisioterapia (Therasuit) em meus pacientes, antes com poucas perspectivas até mesmo para manterem-se de pé, hoje vejo-os conseguindo dar os seus primeiros passos, fortaleceram-me ainda mais o conceito do treinamento e condicionamento operante.

E assim…começou a minha jornada! Em 2013, solicitei  orientação à primeira professora de BF que me oreintasse a compra dos equipamentos: Play Atention, EmWave, Mind wave.  Apresentou-me o Nexus 10 como equipamento de Biofeedback/Neurofeedback, mas naquele momento, não havia como investir,  sem um curso de capacitação para usá-lo. Apaixonei-me pelo sistema. Sendo assim, em 2014, embarquei para a  Holanda, até à  MindMedia.

Tive a honra de ter aulas com o próprio criador do sistema Nexus 10 Mr. Erwin Hatsuiker, o qual explicou que o objetivo é desenvolver a melhoria da performance das pessoas, à partir do momento que as mesmas possam visualizar os seus sistemas biológicos em funcionamento, tais como a atividade muscular, respiração, batimentos cardíacos, ritmos eletroencefalográficos. Isso é possível através da conexão de sensores ao corpo e esses ao computador. Ao mesmo tempo, a pessoa observa suas emoções, pensamentos, atenção, foco, atenção alternada e diversas outras atividades em tempo real.

Em 2015, conheci a Psicofisiologista Profª Linda Walker, da Universidade de Michigan. Ministrou o curso teórico e prático do QEEG (eleotroencefalograma quantitativo), software Neuroguide e sua aplicabilidade em Saúde Mental, desde os transtorno de ansiedade, TDAH, depressão à dependência química.

Ainda em 2015, fiz o Workshop da Psicofisiologista Profª Cynthia Kerson, do Brain Sciense Internacional, em Porto Alegre, com estudo das bases do Neurofeedback, análise do QEEG e práticas com os sistemas.

Em 2016, participei do Workshop do Prof. Dr. Antonio Martins-Mourão, do London Scientific Neurotherapy Institute, em Recife, com o qual aprendi e aprendo diariamente a análise do QEEG como marcador biológico para o TDAH, de encontro com as pesquisas mais recentemente esclarecidas pela comunidade científica européia e russa.

Adquiri o Sistema de QEEG e potenciais evocados Mitsar 201.

Enfim, reafirmo aqui o início das “terapias do novo milênio”

Bem vindos ao Instituto Mente Confiante!

 

Valéria Modesto Barbosa Leal

 

 

Drª Valéria Modesto

CRM: MG-26.423

Endereço

Av. Rio Branco, 2872, sala 506
Centro - Juiz de Fora - MG

Telefones

  • (32) 3218-7274
  • (32) 3232-1357
  • (32) 8839-5005
  • (32) 8839-5824

E-mail

valeriamodesto@menteconfiante.com